FDC - FACULDADE
SAFRA PAY
SODEXO CARTÕES
MUNDO

Governo do Chile anuncia processo para alterar a Constituição

Chile entra nesta segunda-feira em sua quarta semana de manifestações, com uma greve geral do setor público convocada em meio a uma crise sem precedentes desde o retorno da democracia

11/11/2019 10h05
Por: Silvan Magalhães
Fonte: AFP
60
Sebastián Piñera - Foto de Pedro López / AFP
Sebastián Piñera - Foto de Pedro López / AFP

Quatro semanas após o começo dos protestos no Chile, o governo do presidente  Sebastián Piñera afirmou que dará início a um processo para alterar a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet, uma das exigências dos manifestantes, informa a Agência AFP.

Após 24 dias de protestos, muitos deles com finais violentos, incluindo saques e incêndios cometidos por radicais, a maioria das pesquisas indica que o apoio popular ao movimento “Chile Acordou”,  como é conhecido nas redes sociais, supera 75%. Pesquisas também indicam número similar de apoio a uma nova Constituição.

Em mudança em sua postura, o governo de Piñera, de direita, anunciou na noite de domingo sua vontade de iniciar um processo para uma nova Constituição através de um “Congresso Constituinte”, com ampla participação cidadã e um plebiscito para ratificação.

O ministro do Interior, Gonzalo Blumel, confirmou o anúncio após reunião na casa do presidente Piñera com seu Gabinete e líderes da Chile Vamos, uma coalizão política que agrupa quatro partidos de centro-direita e direita. Perguntado sobre prazos, Blumel indicou que é preciso abordar o assunto “de forma responsável, queremos fazer isso com prontidão”, segundo o jornal La Tercera.

Até o momento, esta coalizão era a mais reticente em relação a uma mudança profunda na Carta fundamental herdada da ditadura de Pinochet, que foi de 1973 a 1990.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias