SODEXO CARTÕES
FDC - FACULDADE
SAFRA PAY
HONG KONG

Aeroporto de Hong Kong cancela todos os voos do dia após manifestantes ocuparem saguão

China alertou que os protestos, que adentram sua décima semana, têm 'sinais de terrorismo' e afirma que irá combatê-los com 'mão de ferro'

12/08/2019 10h17
Por: Silvan Magalhães
Fonte: O Globo
118
Aeroporto Internacional de Hong Kong - Foto: Manan Vatsyayana / AFP
Aeroporto Internacional de Hong Kong - Foto: Manan Vatsyayana / AFP

Todos os voos que decolariam de Hong Kong, o oitavo do mundo em número de passageiros, foram cancelados nesta segunda-feira após cerca de 5 mil manifestantes pró-democracia e antigoverno ocuparem o aeroporto da cidade em retaliação a mais um final de semana de confrontos com a polícia. Em resposta à escalada de hostilidades, a China alertou que os protestos têm "sinais de terrorismo", reiterando que as forças de segurança locais devem combatê-los com "mão de ferro", informa O Globo.

Os manifestantes tomaram o saguão, impedindo que passageiros fizessem check-in ou despachassem suas malas. Aviões que pousariam em Hong Kong mas ainda não haviam decolado de seus destinos de origem também não puderam iniciar viagem. Segundo a empresa responsável pelas atividades do aeroporto, os voos começarão a ser remarcados a partir da manhã de terça-feira.

Apesar de, em outras ocasiões, protestos terem alterado as atividades do aeroporto, o cancelamento de mais de cem voos é sem precedentes desde que as manifestações começaram, há dez semanas. Continuação de uma ocupação pacífica que teve início há três dias, o protesto foi motivado por uma escalada de violência no sábado e no domingo, quando as forças de segurança utilizaram balas de borracha e gás de efeito lacrimogêneo para dispersar manifestantes dentro de estações de metrô, ferindo uma mulher no olho.

Policiais e opositores entraram em confronto em pelo menos quatro pontos da cidade e manifestantes voltaram a adotar uma estratégia de flash-mob, se retirando quando pressionados apenas para ressurgirem em outro lugar, sem descanso, usando tijolos e coquetéis molotov contra os policiais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias